Results for 'Eduardo Souza dos Santos'

994 found
Order:
  1. Cities After COVID: Ten philosophers consider how COVID has impacted the life of the city.Ian Olasov, Michael Menser, Jennifer Gammage, Eduardo Souza dos Santos, John Rennie Short, Kenny Easwaran, Ronald R. Sundstrom, Irfan Khawaja, Quill R. Kukla & Katherine Melcher - 2022 - The Philosophers' Magazine.
  2.  11
    As representações sem consciência em Kant.Luís Eduardo Ramos de Souza & Aline Brasiliense dos Santos Brito - 2015 - Pensando - Revista de Filosofia 6 (11):292.
    Kant desenvolve o tema das representações sem consciência, obscuras e inconscientes de forma fragmentária e dispersa ao longo das suas obras. Por essa razão, este trabalho tem por objetivo, primeiramente, identificar e agrupar diversas passagens em que Kant trata desta matéria em vários dos seus textos, e, posteriormente, analisar e relacionar suas ideias a fim de formar uma visão global e articulada acerca desta classe especial de representações. As posições defendidas neste texto são as seguintes: primeira, indicar que Kant compreende (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  13
    A estrutura da moral kantiana.Francisco Eliandro Souza do Nascimento & Francisco Rogelio dos Santos - 2018 - Griot : Revista de Filosofia 17 (1):61-84.
    Neste artigo, faremos uma exposição da estrutura da moral kantiana partindo da análise dos seus principais pressupostos. Iniciaremos com a análise do conceito de homem em Kant, abordando as suas duas dimensões, racional e sensível, buscando uma compreensão da dualidade que se estabelece no nível da razão prática, entre o caráter empírico do sujeito prático e o caráter inteligível, e qual dessas duas dimensões se sobressaem no campo da ética. Em seguida trataremos da liberdade como princípio fundante da moral perguntando (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  51
    Dom Antônio dos Santos Cabral e o catolicismo em Belo Horizonte de 1922 a 1936.Eduardo Alves de Souza - 2014 - Horizonte 12 (33):249-250.
    SOUZA, Eduardo Alves de. Dom Antônio dos Santos Cabral e o catolicismo em Belo Horizonte de 1922 a 1936. 2013. 106f. Dissertação (Mestrado). Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-graduação em Ciências da Religião, Belo Horizonte.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  14
    Reflexões Acerca da Atenção À Saúde Mental de Mães-Universitárias Após Isolamento Social No Contexto da Covid-19.Kamilly Souza do Vale, Natasha Cabral Ferraz de Lima, Lerlen Michaelle Silva dos Santos, Maria Vitória Rocha de Jesus & Paula Fabiana de Oliveira Palheta - 2024 - Complexitas – Revista de Filosofia Temática 8 (2).
    Contextualizar os processos oriundos de um período pandêmico é reconhecer que, para a nossa sociedade, o que vivemos com a pandemia da Covid-19 foi, de fato, inédito e histórico. Além de apresentar um cenário de acúmulo de emoções, mudança de rotina e sentimentos de medo e angústias, uma nova forma de interação social e trabalho precisou ser vivenciada. Assim, verificamos a importância de levantar reflexões acerca da maternidade vivenciada no contexto de isolamento social pelas mulheres que são mães discentes e (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6. The one, the other and the whole socio-Eco-theology according to Leonardo boff.Julio Eduardo dos Santos Ribeiro Simoes - 2012 - Journal of Dharma 37 (2):191-204.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  9
    A contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil.Denise Carvalho Dos Santos, Soraya Mendes Rodrigues Adorno & Izanete Marques Souza - 2021 - Odeere 6 (2):280-296.
    Este trabalho objetiva analisar a contribuição da literatura infantil no processo de construção da identidade étnico-racial na educação infantil e discutir as representações de crianças negras nas histórias infantis. Pretendeu-se também discutir a importância de se trabalhar literatura com temáticas voltadas às relações étnico-raciais na educação infantil. A metodologia utilizada foi a análise cultural das obras literárias infantis “Betina” e “Makeba vai à escola” a partir da revisão bibliográfica de autoras negras, como: Nilma Lino Gomes e Ana Fátima Cruz dos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  8
    Reverberações das cartas de alforria nas discriminações étnicas.Júlio César Dos Santos & Aline Souza Da Conceição - 2017 - Odeere 4:124.
    O objetivo do artigo é entender as narrativas nas cartas de alforria, como dinâmicas de produção de sentidos intergeracionais de pessoas em situações de discriminações étnicas. Questionamos os temas nas cartas de alforria que marcam narrativas de discriminação étnica nas ações e atividades atuais. O método de pesquisa foi uma busca documental nos cartórios da cidade por cartas de alforria e inventários de família com declarações de posse de uma pessoa sobre a outra, de 1872 a 1888. Um outro método (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  15
    Gênero mulher negra: como (re)existir?Jorge Luís Rodrigues Dos Santos & Tatiana Costa de Souza Pereira - 2020 - Odeere 5 (10):157-181.
    O que é ser “mulher”? Como se reconhece alguém que se identifica como mulher? Há diferenças entre mulheres? O significado da palavra mulher “do latim mulĭer, uma mulher é uma pessoa do sexo feminino. Trata-se de um termo que se utiliza em contraste a homem, conceito que nomeia o ser humano do sexo masculino”. A construção da mulher parece depender da existência do homem, a quem se opõe. Mulher: “pessoa do sexo feminino que já tendo chegado à sua puberdade ou (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  34
    O psicólogo no hospital geral: estilos e coletivos de pensamento.Fabia Monica Souza dos Santos & Ana Maria Jacó-Vilela - 2009 - Paideia (Misc) 19 (43):189-197.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  4
    O sagrado, o profano e Frida Kahlo: uma cosmovisão religiosa no corpo grotesco.William Brenno dos Santos Oliveira, Maria da Penha Casado Alves, Orison Marden Bandeira de Melo Júnior, Matheus Silva de Souza, Renata Karolyne Gomes Coutinho & Júlia Dayane Ribeiro da Costa - 2024 - Bakhtiniana 19 (2):e63572p.
    ABSTRACT This article aims to analyze, from a Bakhtinian perspective, the grotesque construction of Mexican artist Frida Kahlo’s body through a religious worldview. Therefore, we analyze two of her self-portraits, taking into account the dialogic relations constructed between the grotesque representations and Catholic symbology. The analyzed utterances, in which the specificities of the creative competence of the author-creator in her aesthetic activity are inferred, showed that a dialogue is established between the painting El venado herido and Catholic Saint Sebastian and (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  9
    Experiências que grafitam o corpo e o viver - Entrevista com Josemar Blures.Sílvio Roberto dos Santos Oliveira & Josemar Blures de Souza Dias - 2023 - Odeere 8 (1):47-58.
    Este texto reflete sobre o memoricídio, consequente à presunção racial branca, como vestígio de operações para o genocídio dos corpos e das mentes negras a partir da Peleja de Inácio da Catingueira contra Romano. Sob o jogo discursivo da humilhação, já se encontrava a vontade brutal de destruição de qualquer traço, perspectiva, visão remanescente de saberes e culturas africanas ou descendentes, fossem de cunho material, simbólico, reflexivo, imagético, expressivo, na língua, no corpo. No embate, Inácio, negro, escravizado, já rebaixado sob (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  39
    A resposta do senso comum ao problema do mundo externo.Luis Fernando Dos Santos Souza - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 7 (13):40-52.
    Nosso objetivo nesse artigo é discutir o argumento do senso comum contra o ceticismo acerca do mundo externo. Apresentaremos o argumento que faz uso de hipóteses céticas e que conclui pela impossibilidade do conhecimento sobre o mundo externo. A seguir apresentaremos o senso comum segundo o filósofo G. E, Moore. Moore defende que o senso comum é capaz de refutar o ceticismo e propõe uma Prova do Mundo Externo, mas terá que livrar sua teoria de duas acusações principais: sua teoria (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14. A interferência do poder executivo nos orçamentos do poder judiciário E do ministério público: Separação dos poderes E impactos no exercício de suas funções institucionais.Júlio César Souza dos Santos - 2015 - Revista Fides 6 (2).
    A INTERFERÊNCIA DO PODER EXECUTIVO NOS ORÇAMENTOS DO PODER JUDICIÁRIO E DO MINISTÉRIO PÚBLICO: SEPARAÇÃO DOS PODERES E IMPACTOS NO EXERCÍCIO DE SUAS FUNÇÕES INSTITUCIONAIS.
    No categories
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15. O problema da motivação moral em Kant.Hélio José dos Santos E. Souza - 2009 - São Paulo: Cultura Acadêmica Editora.
    A vontade diante de uma encruzilhada -- Os princípios da razão prática -- Dos motivos determinantes da vontade -- Interesse da razão e liberdade.
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  21
    O intérprete de libras-português no contexto de conferência: reflexões sobre sua atuação.Kátia Andréia Souza dos Santos & Cristina Broglia Feitosa de Lacerda - 2018 - Bakhtiniana 13 (3):63-82.
    RESUMO Esta pesquisa aborda o ato interpretativo e tem como objetivo conhecer melhor a atuação do intérprete de língua brasileira de sinais (Libras), que atua na modalidade simultânea, no contexto de Conferências acadêmicas. A reflexão sobre esta prática baseia-se em autores que se fundamentam em conceitos bakhtinianos. Assim, foi desenvolvida pesquisa descritiva de abordagem qualitativa, usando a técnica da autoconfrontação simples na coleta de dados. O estudo mostrou que a conferência é um contexto complexo de atuação para esses profissionais, quanto: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17. Breve histórico sobre a concentraçâo de terras no brasil.André Souza dos Santos - 2015 - Saberes Em Perspectiva 5 (13):43-65.
    The role of this article is to present a historical analysis of how the expropriation occurred and concentration of land in Brazil it has been since the arrival of the colonists to the present day. Evaluate how this event influenced, as a rule, expulsion and enslavement of indigenous peoples in their own lands, the enslavement of black Africans, in the Brazilian rural exodus, the swelling of the cities in recent decades; hunger in the field, the shortage of food commodities in (...)
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  45
    Inclusão: pontos cegos de um discurso pedagógico.Sueli Souza dos Santos - 2005 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 22 (22):41-50.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  27
    Exegese do Salmo 117: caracteres e motivações do louvor a Deus na poética bíblica.Marcos Eduardo Melo dos Santos - 2014 - Revista de Teologia 8 (14):128-147.
    A análise literária do Sl 117, a menor unidade do saltério hebraico, revela um conteúdo teológico-espiritual de caráter messiânico de relevância e atualidade para o cristianismo e o judaísmo. O estudo do texto hebraico em sua forma final – sem excluir, contudo, informações de índole diacrônica – apresenta sob a forma típica da poética hebraica elementos que ressaltam as características do louvor a Deus. O salmo propõe uma relação espiritual “carinhosa” no louvor para com o Deus de Israel; fornece explicitamente (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  14
    Exploring self‐care practices and health beliefs among men in the context of emerging infectious diseases: Lessons from the Mpox pandemic in Brazil.Carolina da Silva Bulcão, Pedro E. G. Prates, Iago M. B. Pedrosa, Guilherme R. De Santana Santos, Layze B. de Oliveira, Jhonata de Souza Joaquim, Lilian C. G. de Almeida, Caíque J. N. Ribeiro, Glauber W. Dos Santos Silva, Felipe A. Machuca-Contreras, Anderson R. de Sousa, Isabel A. C. Mendes & Álvaro F. L. de Sousa - forthcoming - Nursing Inquiry:e12635.
    Our goal was to explore self‐care practices among men who have sex with men in the context of Mpox in Brazil. This study used qualitative research methods, including interviews and thematic analysis, to collect and analyze data from male participants across the Brazilian territory. The narratives unveil men's perspectives on self‐care, risk reduction, and health beliefs during the Mpox pandemic. Our findings highlight a multifaceted approach to self‐care among men, encompassing hygiene, physical contact management, mask usage, skin lesion vigilance, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  15
    De Alberto a Lutero: estudos sobre a filosofia prática na Idade Média.Cléber Eduardo dos Santos Dias - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):618-622.
    De Alberto a Lutero: estudos sobre a filosofia prática na Idade Média.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  12
    Pedro Abelardo – Confessio fidei universis.Cléber Eduardo dos Santos Dias - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3).
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  2
    Pedro Abelardo – Confessio fidei universis.Cléber Eduardo dos Santos Dias - 2006 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 51 (3):169-181.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  24.  15
    Prólogo da Ordinatio.Cléber Eduardo dos Santos Dias - 2004 - Veritas – Revista de Filosofia da Pucrs 49 (3):615-617.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  25.  36
    Igreja Nossa Senhora da Consolação por Maximilian Emil Hehl : ecletismo na arquitetura sacra paulistana com predomin'ncia do neorrom'nico.Marcos Eduardo Melo dos Santos & Susana Aparecida da Silva - 2015 - Revista de Teologia 9 (16):151-159.
    This article presents the recent literature about the church Nossa Senhora da Consolação, considered through the prism of the study of sacred art. After a historical overview about the neighborhood and the ancient temple of Consolation, will be highlighted some most relevant artistic aspects of architecture and works of art gathered in the sacred building, designed by German engineer Maximilian Emil Hehl, whose inspiration reports to the formal and stylistic features of Romanesque architecture as well as the influences of eclecticism (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  26.  15
    Ex 5,22-6,1: A oração de Moisés e a resposta divina.Marcos Eduardo Melo dos Santos - 2016 - Revista de Teologia 10 (17):71-83.
    Ex 5,22-6.1 presents Moses appealing to the Lord and God's answer to the prophet. Moses' prayer is configured as a cry of despair stemming from a bewilderment of his vocation as a promoter of liberty, subdued by human conditions. The prophet of failure is paradoxical, since it reveals both as a personal and divine failure. For these reasons, Moses has faith put to the test. His reaction shown by a fiery prayer and full of fervor. God responds with the renewal (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  56
    Empathy in Brazilian nursing professionals.Maria Auxiliadora Trevizan, Rodrigo Guimarães dos Santos Almeida, Mirella Castelhano Souza, Alessandra Mazzo, Isabel Amélia Costa Mendes & Jose Carlos Amado Martins - 2015 - Nursing Ethics 22 (3):367-376.
    Background:Essential for the help relation, empathy is the ability to understand, share, and perceive the subjective experience of other human beings.Objective:The objective in this non-experimenta...
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  28.  12
    Autoinseminação e Informação a Educação Transforma Vidas.Hildeliza Lacerda Tinoco Boechat Cabral, Luiz Felipe Barbosa de Souza & Rebecca Linda dos Santos Souza - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 8 (8).
    Neste capítulo demonstra-se a importância da educação cidadã para a vida de cada indivíduo que opta pela prática da autoinseminação, pois por meio das informações adquiridas, as pessoas teriam uma Competência Crítica em Informação, desenvolvendo dessa forma, certo entendimento de possíveis consequências e efeitos da técnica da Autoinseminação, fato que poderia levá-las à procura por técnicas mais seguras para satisfação do desejo de ter um filho. É exposto durante todo o embasamento que, quanto mais se conquista clareza e explicações através (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  59
    Inclusão e a difícil arte de amar o que (não) se vê.Sueli Souza dos Santos - 2007 - Aletheia: An International Journal of Philosophy 25 (25):35-48.
    Este artigo é resultado de um pequeno recorte da investigação em andamento de minha tese de doutorado em Educação na UFRGS. Trata sobre as questões de inclusão, linguagem e subjetividade de cegos. Fundamenta-se na Psicanálise de Freud e Lacan, desenvolvendo os conceitos de narcisismo, o Outro e a pu..
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  34
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being's existence. A consideration from the religious view).Waldir Souza & Renato Barbosa Santos - 2013 - Horizonte 11 (31):1059-1080.
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa (The parenting project and its consequences in human being’s existence. A consideration from the religious view) - DOI: 10.5752/P.2175-5841.2013v11n31p1059 Gerar um filho é gerar uma vida. No processo geracional estão embutidas várias implicações e consequências tanto para quem gera, quanto para quem é gerado. Para o casal, o nascimento de um filho é o fruto inquestionável de sua união. Entretanto, também deve (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  18
    O projeto de parentalidade e suas consequências na existência do ser humano. Uma reflexão a partir da perspectiva religiosa.Waldir Souza & Renato Barbosa Santos - 2013 - Horizonte 11 (31).
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  10
    Efeitos da prática de yoga sobre a qualidade de vida de participantes do programa de extensão universitária “yoga: awaken one”.Poliana Coelho Barbosa, Danilo França Conceição dos Santos, Mateus Mota Pereira, Aline de Jesus Santos, Crislane dos Santos de Brito, Djalma Pereira Santana, Lucimara da Cruz Souza, Teresa Maria Bianchini de Quadros & Alex Pinheiro Gordia - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 30 (30):261-274.
    O ingresso na universidade acarreta mudanças na vida dos estudantes universitários, fato que pode levar à adoção de hábitos não saudáveis que podem resultar em impactos negativos na saúde e na qualidade de vida (QV) desses jovens. Nessa perspectiva, o presente estudo teve como objetivo investigar os efeitos da prática de Yoga na QV de estudantes universitários participantes do programa de extensão universitária intitulado “Yoga: Awaken ONE”. O estudo caracterizou-se como pré-experimental, do tipo antes e depois. Os participantes foram submetidos (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33. Sobre a import'ncia e abrangência da análise das proposições condicionais na história da lógica.Eduardo Simões, Vinícius Martins Corrêa & Walter Ribeiro Dos Santos - 2020 - Investigação Filosófica 11 (3):95.
    As proposições condicionais receberam atenção teórica concentrada, embora intermitente, desde a Antiguidade. A atenção durante últimos quarenta anos tem sido intensa. Nesse artigo, apresentaremos os principais desenvolvimentos da análise lógica acerca das proposições condicionais e discutiremos como elas desempenham papel central em muitas teorias filosóficas. Na primeira parte dessas observações introdutórias, mostraremos como os antigos, principalmente as escolas megárica e estoica, envolveram-se com a questão dos condicionais e quão importante isso foi para os posteriores desenvolvimentos da análise lógica dos condicionais (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  34.  49
    A Catedral Metropolitana de São Paulo por Maximilian Emil Hehl : História, arte e ecletismo na arquitetura sacra paulistana. [REVIEW]Marcos Eduardo Melo dos Santos - 2014 - Revista de Teologia 8 (13):4-15.
    This article presents the recent literature about Cathedral of See considered from the History of Arts perspective in São Paulo. After highlight some functional, stylistic and historical data about the building idealized by Brazilian Archbishop Dom Duarte Leopoldo e Silva and designed by German engineer Maximilian Emil Hehl , will be highlighted the most important artistic aspects of architecture and Works of Art gathered in the paulist sacred buildings. The article also highlights the Cathedral in its connection with the history (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  35.  15
    Crônicas de Milton Hatoum: dialogismo e emancipação na pósmodernidade.David Costa de Souza, Juciane dos Santos Cavalheiro & Márcio Leonel Farias Reis Páscoa - 2022 - Bakhtiniana 17 (3):60-82.
    RESUMO O presente estudo analisa a narrativa de Milton Hatoum utilizando como corpus as crônicas “Um sonhador” e “Margens secas da cidade”. Objetiva problematizar as características discursivas e estéticas da criação literária de Hatoum, a partir da perspectiva dialógica proposta por Mikhail Bakhtin, explorando, no discurso artístico-literário do escritor amazonense, as posições axiológicas refratadas em sua narrativa. Relaciona ainda a perspectiva epistemológica de Boaventura Santos acerca do desperdício da experiência social na modernidade/pós-modernidade, discutindo a crítica ao paradigma da racionalidade (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  36.  29
    Empathizing and systemizing profiles of Brazilian and Portuguese nursing undergraduates.Mirella Castelhano Souza, Isabel Amélia Costa Mendes, José Carlos Amado Martins, Simone de Godoy, Valtuir Duarte Souza-Junior, Maria Auxiliadora Trevizan, Sara Soares dos Santos, Luís Miguel Nunes de Oliveira, Maria Clara Amado Apóstolo Ventura & Carla Aparecida Arena Ventura - forthcoming - Nursing Ethics:096973301983313.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  20
    Ética do decrescimento e a complexidade do homem-sociedade no combate à fome e ao desperdício de alimentos. [REVIEW]Erlania do Carmo Freitas, Andre Souza dos Santos, Alba Benemérita Alves Vilela & Maria Patricia Milagres - 2019 - Conjectura: Filosofia E Educação 24:019016.
    O presente artigo tem por objetivo investir em uma abordagem critica e reflexiva acerca da parcela de contribuição deixada por alguns filósofos contemporâneos, sobre a valorização do aproveitamento e uso racional dos alimentos de forma integral, evitando o desperdício. Trata-se de uma reflexão descritiva estruturada em quatro seções. Desde décadas passadas já existiam alertas sobre o uso racional dos recursos naturais e o desperdício de alimentos, e o Brasil por ser grande produtor de frutas tropicais a nível mundial, aproveitar cascas, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  25
    Dispositivos de atenção psicossocial no Brasil e gestão pela liberdade: breves relatos históricos das práticas relacionadas à saúde mental.Marcus Vinícius do Amaral Gama Santos, Higor Theobald Seabra da Cruz, Laura Petrenko Dória, Bárbara Victor Souza, Letícia Gomes Canuto, Mateus dos Santos Martins, Rafael de Souza Lima & Arthur Arruda Leal Ferreira - 2020 - Hybris, Revista de Filosofí­A 11 (2):75-91.
    The main objective of this work is to understand the daily practices of user management in post-reformist devices in the Brazilian mental health field. Through Foucault's genealogical work on government practices, understood as forms of conducting the behavior of others, it is possible to open a possible field for the study of the practices of psi knowledge, considering them as forms of management that act by through the free and natural acts of individuals. More specifically, our goal is to examine (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  16
    The Adventures of Amaru: Integrating Learning Tasks Into a Digital Game for Teaching Children in Early Phases of Literacy.Gilberto Nerino de Souza, Yvan Pereira dos Santos Brito, Myenne Mieko Ayres Tsutsumi, Leonardo Brandão Marques, Paulo Roney Kilpp Goulart, Dionne Cavalcante Monteiro & Ádamo Lima de Santana - 2018 - Frontiers in Psychology 9.
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  40.  22
    Ética e bioética no mundo científico: uma revisão integrativa.Edison Vitório de Souza-Júnior, Randson Souza Rosa, Tarcísio Pereira Guedes, Cristiane dos Santos Silva, Daiane Brito Ribeiro, Franciele Soares Balbinote, Débora Fraga de Souza, Raissa Brito Teixeira, Benedito Fernandes da Silva Filho & Namie Okino Sawada - 2020 - Persona y Bioética 24 (2):151-165.
    Ética y bioética en el mundo científico: una revisión integradora de la literaturaEthics and Bioethics in the Scientific World: An Integrative ReviewThis paper studies the reality of ethical and bioethical issues in the scientific world through an integrative literature review of articles included in three databases. Seven terms from the thesaurus Health Sciences Descriptors were used, from which three combinations were elaborated and used in the three databases. After applying inclusion requirements, a total of 18 articles were selected. Certain misconducts, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  16
    (Geo)Experiências Femininas Na Literatura.Beatriz Santos de Souza - 2023 - Cadernos Do Pet Filosofia 14 (27):80-92.
    A narrativa da existência feminina ao longo do tempo foi sendo traçada, majoritariamente, por mãos masculinas. Entretanto, é necessário que elas sejam as autoras e não meras personagens representadas segundo uma visão do outro. Virgínia Woolf em _Um Teto Todo Seu_ e Hélène Cixous em _O Riso da Medusa_, fazem uma espécie de chamado para que as mulheres reconquistem o protagonismo de sua narrativa. Sendo uma das várias expressões, a Literatura permitiu essa autonomia. Reforça sua (geo)experiência. O _I Colóquio Palavra-mulher: (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  42.  36
    Resenhas v. 4 n. 7.João Batista Libanio, Suzana dos Santos Gomes & Paulo Agostinho Nogueira Baptista - 2005 - Horizonte 4 (7):167-185.
    EUVÉ, François. Science, foi, sagesse . Faut-il parler de convergence? João Batista Libanio MUTSCHLER, Hans-Dieter. Physik und religion . Perspektiven und Grenzen eines Dialogs. João Batista Libanio RIEGER, Joerg. Remember the poor . The callenge to theology in the twenty-first century. João Batista Libanio RIBEIRO, Fernando. Os Incas . As plantas do poder e um tribunal espanhol. João Batista Libanio SOUZA, Alberto de Mello e (Org.). Dimensões da avaliação educacional . Suzana dos Santos Gomes BOFF, Leonardo. Virtudes para (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  12
    Pontes entre colonialidade e a autoafirmação: construindo reflexões para o ensino de ciências e biologia.Eduardo Almeida Silva, Luiz Gustavo Lima Cordeiro & Marta Alencar dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):233-248.
    O presente artigo relata a experiência vivenciada por estudantes de graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Feira de Santana durante uma viagem de campo às cidades de Cachoeira e São Félix, na Bahia, promovida pelo componente curricular Relações Étnico-raciais na Escola. Por meio da observação sensível, os estudantes registraram a realidade dessas cidades no formato de fotografias e discursos. Durante a viagem, foi possível constatar a predominância de uma população negra, cujas vidas diárias estão intimamente ligadas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  14
    Aspectos das convergências e divergências entre os pensamentos de Kant e Bohr.Eduardo Simões, Erickson Cristiano dos Santos, Helen Cristina Pereira Lima, Maxwell Diógenes Bandeira de Melo & Walter Ribeiro dos Santos - 2023 - Perspectivas 8 (1):141-183.
    O objetivo deste trabalho é apresentar a filosofia de Kant e o pensamento de Bohr como formas de conhecimento que se encontram, segundo alguns comentadores, a partir de conceitos da física clássica. Ademais, a epistemologia de Kant apresentou grande aproximação com a filosofia natural de Newton e, conceitualmente, alguns limites de fronteira com a filosofia da física quântica, se consideramos a fase inicial da mecânica clássica. Tais conceitos limítrofes adquiriram forma na física de Bohr e, por sua vez, se modificaram (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  66
    Homem idoso: vivência de papéis desempenhados ao longo do ciclo vital da família.Ivanilza Etelvina dos Santos & Cristina Maria de Souza Brito Dias - 2008 - Revista Aletheia 27 (27):98-110.
    A presente pesquisa teve como objetivo geral investigar a vivência de papéis desempenhados por idosos durante o Ciclo de Vida Familiar. Participaram 12 homens, sendo que seis pertenciam ao Grupo Reviver, da Universidade Aberta à terceira idade, de uma faculdade situada em Paulo Afonso; e seis não participavam do referido projeto. Todos os participantes são da camada média e moradores da área urbana. Eles foram entrevistados individualmente, tendo sido as entrevistas analisadas a partir dos seguintes temas: fase de aquisição, criação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  22
    Liberdade é Trabalho e Cansaço: contribuições para o debate sobre interseccionalidade.Raquel Souzas, Olivia Ferraz Pereira Marinho, Carliene Sousa de Jesus & Amalia Nascimento do Sacramento Santos - 2021 - Odeere 6 (1):67-83.
    O presente artigo busca articular reflexões a partir da teoria da interseccionalidade. Nesse campo, a questão da liberdade é um ponto importante e é antípoda do racismo. A forma pela qual as mulheres negras afirmam a liberdade, individual ou coletivamente, produz resultados políticos e sociais. Neste artigo buscamos analisar a percepção da liberdade no cotidiano. Foram entrevistadas mulheres negras de diferentes níveis de escolaridade, em idade reprodutiva, residentes do sudoeste baiano. A liberdade se apresenta como uma possibilidade que advém de (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  47. Wittgenstein: Notas Sobre Lógica, Pensamento e Certeza.Juliano Santos do Carmo, Eduardo Ferreira das Neves Filho, Alexandre Noronha Machado, Darlei Dall'Agnol, Janyne Satler, João Vergílio Gallerani Cuter, Jonadas Techio, Rogério Saucedo & Victor Krebs - 2014 - NEPFIL online | Dissertatio's Series of Philosophy.
    O objetivo desta publicação é incentivar a produção filosófica de excelência por parte de pesquisadores notadamente influenciados pela filosofia de Wittgenstein e cujos temas possam suscitar um debate aprofundado. Além de desafiar o empreendimento filosófico contemporâneo, os temas aqui apresentados abordam questões que muitas vezes estão além daquelas consideradas por Wittgenstein em seu tempo. O leitor encontrará neste volume questões relacionadas ao ceticismo semântico e epistêmico, ao relativismo ético, às leituras literárias de Wittgenstein, ao problema das outras mentes e percepção (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  15
    Productive Organizations: The Human-Computer Interaction in Black Mirror.Georgia de Souza Assumpção, Carolina Maia dos Santos, Raquel Figueira Lopes Cançado Andrade, Mayara Vieira Henriques & Alexandre de Carvalho Castro - 2023 - Bakhtiniana 18 (4):e61969e.
    RESUMO A série Black Mirror, transmitida entre 2011 e 2023 pela Netflix, tornou-se um fenômeno de mídia e seus episódios mostraram formas de interação homem-máquina (terminologia também referida como humano-computador). O nome da série se refere ao fato de que, quando uma tela é desligada, ela se torna um espelho negro que reflete a imagem do usuário. Este artigo1 tem como objetivo analisar os efeitos da interação homem-máquina nas organizações produtivas apresentadas em Black Mirror. Esta pesquisa utilizou a análise do (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  49.  15
    Produção do conhecimento em Educação Física: início de análise epistemológica no Estado da Paraíba.Lívia Tenorio Brasileiro, João Derli de Souza Santos & Manoel Francisco do Amaral - 2016 - Filosofia E Educação 8 (3):219.
    O artigo apresentar os resultados de uma pesquisa em rede, dados do estado da Paraíba, a qual procurou rastrear a produção do conhecimento dos mestres e doutores que atuam nos cursos de educação física nesse estado e as condições para a sua realização. Para tanto, foi preciso resgatar o processo histórico e articular os elementos epistemológicos e políticos que sustentam os programas da pós-graduação no Brasil, com o objetivo de revelar as instituições do estado da Paraíba que oferecem o curso (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  24
    Políticas educativas e a inclusão no Ensino Superior.Evelyn Santos, Dayse Cristine Dantas Brito Neri de Souza & Paula Ângela Coelho Henriques dos Santos - 2022 - Educação E Filosofia 36 (76):37-63.
    Resumo: A inclusão no Ensino Superior é uma premissa de âmbito social, educacional e político. Muitos passos têm sido trilhados para que os discursos sobre equidade e igualdade possam ser proferidos e perspectivados, reconhecendo que o ajustamento dos estudantes com Necessidades Educativas Especiais (NEE) precede-se de inúmeros fatores, entre eles, das políticas educativas. Para possibilitar algumas reflexões, o presente estudo, de natureza qualitativa, objetivou conhecer as percepções de colaboradores (n=85) de Instituições de Ensino Superior portuguesas sobre o papel das políticas (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 994